Quero mostrar hoje uma transformação antiga (setembro/2012), mas ainda inédita aqui no blog. Trata-se de um helicóptero da cavalaria aérea muito utilizado durante a guerra do Vietnã. O modelo em questão é o Huey Hog, mais especificamente o utilizado no filme "Apocalypse Now":
Meu ponto de partida foi o helicóptero de resgate branco do set #3789.
Este foi o estado em que adquiri o helicóptero:
Ele estava bem "judiado", então a transformação começou com um bom banho de água sanitária:
A parte mais difícil foi com certeza a desmontagem deste helicóptero, processo chato e muito demorado, porque ele não possui parafusos, as partes são encaixadas e coladas, o que torna praticamente impossível desmontá-lo sem causar danos.
Identifiquei três pontos de cola: um na cauda, outro bem no centro e o encosto da cabine.
Tentei danificá-lo o mínimo possível, mas não teve jeito, acabei precisando rapará-lo com massa putty.
Lixei-o e então parti para a camada base de pintura, o famoso "primer":
Esta etapa é muito importante porque além de permitir a melhor aderência das próximas camadas de tinta ao plástico, nos ajuda a identificar as possíveis falhas e pontos que precisam ser melhor lixados e corrigidos:
Então a etapa anterior precisou ser refeita até atingir um bom resultado:
Bom, funilaria ok, hora de partir para a pintura. Primeiro pintei o "nariz" e o interior da cabine de preto fosco (Colorgin) e na sequencia mascarei estas partes com fita e um pedaço de EVA para que a camada verde não borrasse a parte já pintada de preto.
Cabine de pintura, recebendo a camada verde oliva (Tamiya XF62 - Olive Drab):
O resultado após algumas demãos:
Aproveitei para melhorar um pouco a aparência do interior, improvisei um forro para a cabine, utilizando pratinhos de bolo descartáveis e apliquei uma pintura no painel.
Utilizei basicamente tinta acrílica Acrilex e Decorfix:
Apliquei uma demão de verniz para proteger a pintura antes de receber os decalques:
Decalques impressos e prontos para serem aplicados.
Como já expliquei em outro post, estes decalques são ótimos e muito fáceis de serem aplicados, bastando molhá-los por alguns segundos. Uma dica importante, pelo menos para estas folhas da Testors que utilizo, ela funciona melhor quando impresso em impressoras Epson! Já testei em impressoras HP e por algum motivo a tinta reage com o "bonder" que se aplica para fixar a tinta, o resultado é que os decalques ficam borrados! Já com a Epson o resultado fica excelente, não sei informar sobre outras marcas pois só testei com estas duas (Epson e HP).
As pranchas do Coronel Kilgore (do filme Apocalypse Now) foram feitas de massa de biscuit. Fiz um molde de plástico apenas para determinar o tamanho compatível com a escala playmobil e depois cortei a massa ainda mole com a ajuda de um estilete.
Ainda com massa de biscuit, fiz também o aparelho de som em que eles tocavam a famosa "Cavalgada das Valquírias" antes dos ataques:
Pintura com tinta Tamiya Gun Metal:
Apliquei uma demão de verniz fosco e deixei tudo secando ao sol por algumas horas:
Pra "quebrar" um pouco a aparência de brinquedo, eu gosto de envelhecer os veículos, utilizando quase sempre a técnica do pincel seco (dry brush).
Esta técnica consiste em molhar o pincel na tinta (prateada ou alumínio por exemplo) e logo em seguida esfregá-lo em uma toalha de papel até que ele fique seco e não saia mais tinta. Feito isso é só esfregá-lo no veículo e você verá que ainda sai um pouco de tinta no modelo, deixando-o com uma aparência bem mais realista. Adoro esta técnica!
Este armamento não é uma peça do universo playmobil, ela é de um brinquedo chamado "Soldier Force", mas que possui uma escala bem parecida.
O suporte da metralhadora foi feito utilizando pedaços de palito e clips de papel, tudo devidamente pintado de "Gun Metal" para dar o realismo.
As pranchas finalizadas, a pintura é na verdade um adesivo.
E aqui o modelo finalizado:
Espero que tenham gostado.
Até a próxima!