Sempre ouço de colecionadores Playmobil® uma lamentação, de como seria legal se tivéssemos uma linha temática de super heróis, como a Lego® tem, por exemplo.
Realmente seria! Mas não é porque a Playmobil® não faz, que nós colecionadores não podemos ter, certo ? Esta é justamente uma das maiores vantagens em se customizar, ter algo diferente e que mais ninguém tenha!
Então, resolvi começar uma série de personagens baseada nos heróis da Marvel® e como não poderia ser diferente, escolhi ninguém mais, ninguém menos do que o primeiro Vingador: Capitão América.
Logo de cara um pequeno problema: Qual Capitão América ? rsrs
Eu não sou nenhum super-fã do personagem, não leio os gibis, mas basta digitar "Capitão América" no google para descobrirmos uma quantidade enorme de versões, especialmente no que diz respeito ao uniforme.
Pois bem, eu decidi me basear na versão do filme de 2011, que foi interpretado pelo Chris Evans:
Um dos diferenciais que me agradou nesta versão, foram os detalhes em marrom: luvas, cinto, botas, além da parte inferior da máscara. O detalhe das pequenas asas nas laterais da máscara serem pintados também contaram como um ponto positivo na minha decisão.
Enfim, procurei bater fotos de praticamente todos os processos para facilitar o entendimento. Então sem mais delongas, vamos às fotos. :-D
O primeiro passo como sempre foi juntar as peças necessárias, este modelo de pernas e botas encaixou perfeitamente às necessidades, e se eu quisesse reproduzir uma versão clássica do uniforme, não seria necessário nem pintar:
Então comecei a modelagem da máscara utilizando massa epóxi:
Esta etapa exige muita paciência, não adianta querer correr... a quantidade de tempo dedicado influenciará no resultado final, então o melhor é não ter pressa!
Etapa 2 : modelar o uniforme. Mesma tática, o melhor é ter calma. Inicialmente eu fiz a estrela em baixo relevo.
Como não gostei do resultado, fiz outra, maior e em alto relevo.
Após a cura da massa, fiz a letra A da máscara.
Tudo seco, foi hora de corrigir as imperfeições com uma lixa d'água bem fina.
Antes da pintura precisei "mascarar", ou proteger as partes que não deveriam ser pintadas, como os olhos e a boca. Para isso utilizei massa adesiva da Pritt®.
Utilizei tinta acrílica da Acrilex para pintura. Este tom de azul foi uma mistura meio "a olho" que fiz que acabou me agradando bastante.
Pintura feita com aerógrafo.
O branco foi pintado utilizando tinta da Tamiya, esta tinta adere muito bem ao plástico.
Diluí em uma proporção de 50% álcool e 50% tinta, no entanto ficou um pouco grossa, talvez eu devesse ter diluído em 70% álcool e 30% tinta.
Mascarei a estrela com massa adesiva e apliquei a pintura azul, utilizando a mesma tinta acrílica utilizada para a máscara.
Hora de pintar as listas vermelhas, mascarei utilizando fita crepe própria para pintura.
É importante utilizar este tipo de fita crepe, pois possui uma cola mais fraca e não prejudicará possa pintura quando formos removê-la.
A bota foi pintada com tinta spray Colorgin, porém eu pintei utilizando pincel. O resultado ficou bom, mas como podem ver, um pouco brilhante demais.
O personagem praticamente pronto, foi só adicionar as luvas e um cinto Playmobil® devidamente pintados com o mesmo marrom das botas.
Ah, claro! O escudo foi "emprestado" de uma figura de ação:
E o resultado final vocês conferem abaixo:
Espero que tenham gostado!
Até a próxima.