quinta-feira, 7 de março de 2013

Esculpindo um soldado - Sculpting a soldier

Olá amigos! O assunto de hoje é militaria. Infelizmente este tema não é muito explorado no universo playmobil, até existem policiais, swat, etc. mas sempre de forma genérica. Sendo assim, todos os fãs deste tema (como eu!) precisam usar de muita criatividade para poder montar dioramas militares. Quero compartilhar hoje com vocês, como eu fiz para customizar meu primeiro soldado "Airborne" do período WWII. 

Materiais necessários:

  • Alguns bonecos playmobil previamente desmontados
  • Massa epoxi (Durepoxi ou similar)
  • Creme Nívea
  • Espátulas para artesanato
  • Estilete
  • Lixas d'água


Mãos à obra:

O primeiro passo é preparar as peças, achei prudente dar uma lixada para que o durepoxi fixasse melhor. Veja na foto abaixo que cheguei a exagerar um pouco, talvez nem fosse necessário lixar tanto, mas enfim... 




Agora misture dois pequenos pedaços de durepoxi (um de cada componente) até que a massa fique bem homogênea. O segredo aqui é usar um pouco de creme Nívea nas mãos, isto deixará a massa mais macia e fácil de se trabalhar, evitando que se esfarele facilmente. Aplique a mistura no corpo do boneco e alise com as pontas dos dedos. Não é necessária tanta habilidade, foi a primeira vez que me arrisquei nesta técnica e confesso que não tive muita dificuldade. 



Utilizando pequenas bolinhas de massa, vá esculpindo cada detalhe do uniforme, nesta etapa o mais importante é conhecer bem o objeto que se deseja esculpir. Faça uma pesquisa detalhada na internet e imprima fotos de boa resolução para usar como parâmetros.



Não se preocupe em deixar a peça perfeita em pouco tempo, tenha paciência e vá corrigindo os detalhes pouco a pouco, utilize espátulas para "riscar" o durepoxi e moldar os bolsos e detalhes em baixo relevo do uniforme.

Utilize as mesmas técnicas para pernas e braços e vá moldando os detalhes. Não se preocupe em errar, se não gostar do resultado emasse novamente e comece do zero, vá praticando até que o resultado seja satisfatório. O tempo de trabalho com esta massa é relativamente alto, ela só começa a endurecer após cerca de 1 hora.





Quando notar que a peça ficou marcada com sua digital, use um pouco de creme nívea nas mãos e alise a parte até remover as marcas.



Use a criatividade para esculpir todos os acessórios e equipamentos que desejar!
Abaixo você pode conferir como eu esculpi um cantil:






Após a secagem da massa (recomendo 24 horas), aplique a pintura. No meu caso, utilizei tintas acrílicas e foi muito fácil aplicá-las sobre o durepoxi. Decidi por não utilizar "primer", provavelmente a tonalidade das tintas seria um pouco diferente (mais claras) se tivesse aplicado uma base branca.




Com o boneco parcialmente pronto, recomendo aplicar uma camada de verniz fosco, isto permitirá que apliquemos os decalques sem comprometer a pintura, já que eles precisam estar molhados.

Aplique os decalques personalizados. (Ainda não conhece? então veja aqui )



Esculpindo mais alguns detalhes:






Bom, esta foi um pouco da minha experiência ao esculpir utilizando massa epoxi e posso afirmar que as possibilidades são infinitas, basta ter muita paciência e um pouco de prática que logo se pega o melhor jeito de se trabalhar. Certamente existem dezenas, quiçá centenas de técnicas que podem ser aplicadas aqui, mas o objetivo deste artigo foi apenas mostrar a versatilidade desta massa que permite que qualquer pessoa com um pouco de boa vontade obtenha bons resultados. ;-)

E por falar em resultados, abaixo vocês podem conferir os meus:


Os detalhes do capacete também foram esculpidos com epoxi.







É isso, espero que tenham gostado. 
Até a próxima!




8 comentários :

  1. Fantástico seu tutorial, as dicas são realmente ótimas!!!
    Parabéns pela bela customização!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu camarada Yanker !!!
    Muito obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Olá Cristiano,

    já havia visitado o tópico porém sem comentários ainda... Lá no Fórum Playbrasilmobil tirei algumas dúvidas com você e, realmente este tutorial ficou bem explicativo...

    Percebi o detalhe da tinta, conforme você me indicou, obrigado.

    Gostei muito e vou seguir os passos...

    Abraços,
    Marcius Victor.

    ResponderExcluir
  4. Show!!! Somente grandes tutoriais!!

    ResponderExcluir
  5. Interessante nem sabia que tinha gente que modificava playmobils

    ResponderExcluir
  6. Interessante nem sabia que tinha gente que modificava playmobils

    ResponderExcluir
  7. Olá C. De Paula, sou apaixonado pelos bonequinhos playmobils e também já fiz algumas customizações. Sua dicas e seu trabalho são excelentes. Tudo de bom.

    ResponderExcluir