quarta-feira, 12 de junho de 2013

Diorama de gesso

Olá pessoal,
Hello folks,

Vamos falar hoje sobre uma técnica muito utilizada por modelistas para criar dioramas e cenários com gesso. E o mais legal é que esta técnica é simples ao extremo, conforme você verá abaixo.
Let's talk today about a technique widely used by modelers to create dioramas and scenery with plaster. And the cool thing is that this technique is simple to the extreme, as you'll see below.

Tudo começa com um desenho, neste exemplo eu farei um edifício em ruínas que futuramente será um Hotel da Segunda Guerra Mundial. Como foi minha primeira experiência com gesso, optei por algo bem simples, pois um prédio em ruínas não tem tantos detalhes de acabamentos internos e externos, porque tudo precisa parecer primário e previamente destruído.
It all begins with a drawing, in this example I'll make a ruined building which in future will be a hotel of World War II. As it was my first experience with plaster, I opted for something simple as a building in ruins not have many details of internal and external finishes, because everything needs to look like primary and previously destroyed.

Fiz um desenho no editor de imagens e em seguida colei sobre uma placa de isopor de 1 cm de espessura. Então, utilizando um estilete bem afiado fiz os cortes no isopor:
I made a drawing in image editor and then pasted onto a sheet of Styrofoam 1 cm thick. Then, using a stylus and sharp cuts made ​​in styrofoam:



Se for o caso, você pode lixar um pouco as laterais do isopor, assim evitará rebarbas indesejadas na peça final:
If so, you can sand the sides a little styrofoam thus avoid unwanted burrs on the final piece:


Cole os pedaços de isopor com fita adesiva dupla face, isso evitará que eles saiam do lugar durante o processo:
Glue the pieces of Styrofoam with double-sided tape, so avoid them stay in place during the process:



Em seguida, prepare o gesso. Eu optei pelo gesso do tipo "lento", porque achei que facilitaria na hora de esculpi-lo.
Then prepare the plaster. I opted for the cast of the "slow", because I thought I would ease in time to sculpt it.



Este processo não tem segredo, eu que não tinha a menor experiência consegui preparar a mistura facilmente. Apenas despeje um pouco de gesso numa vasilha e adicione um pouco de água. Eu não guardei a medida, fui adicionando água até que a mistura ficasse bem homogênea e levemente pastosa. Não deixe muito aguada (porque pode vazar do molde) e nem muito pastosa (porque poderia não ocupar todo o molde), o ideal é deixá-la com uma consistência parecida com um mingau. :-)
This process has no secret, that I had no experience could easily prepare the mix. Just pour some plaster in a bowl and add a little water. I kept not the measure, was adding water until the mixture stay very homogeneous and slightly pasty. Do not leave it too watery (because mold can leak) and not too doughy (because it could not occupy the entire cast), the ideal is to leave it with a consistency like a mush. :-)

Despeje a mistura no molde e aguarde alguns minutos até que comece a secar, isto levará de 5 a 10 minutos, não mais do que isso. Então utilize uma espátula ou um pano úmido para alisar a peça, deixe-a bem plana.
Pour the mixture into the mold and wait a few minutes until it begins to dry, this will take 5-10 minutes, no more than that. Then use a spatula or a damp cloth to smooth the piece, and let the flat.

Aconselho deixar o gesso secando no molde por pelo menos 24h. Apesar dele parecer seco após alguns minutos, ele ainda estará muito úmido e fraco, podendo quebrar facilmente. Retire a peça do molde e então comece a esculpir os detalhes de tijolos na parede.
I advise letting the plaster dry in the mold for at least 24h. Despite it appear dry after a few minutes, it will still be too wet and weak and can break easily. Remove the part from the mold and then begin to sculpt the details of bricks in the wall.

Para isso utilizei uma espátula e uma régua:
For this I used a putty knife and a ruler:



Mesmo após 24h o gesso ainda estará um pouco úmido, isto facilita o trabalho de esculpi-lo. Risque algumas linhas horizontais, deixe a distância entre as linhas coerente com a altura de tijolos, considerando a escala desejada.
Even 24 hours after the plaster is still a little damp, it facilitates the work of sculpt it. Risque some horizontal lines, let the distance between the lines is consistent with the height of bricks, considering the desired scale.



Posteriormente risque verticalmente, mas desta vez alternando a posição de cada linha pois os tijolos não são simplesmente empilhados, eles devem seguir um padrão específico.
Subsequently scratch vertically, but this time changing the position of each row because the bricks are not simply stacked, they must follow a specific pattern.

O padrão ao qual me refiro é este, em que um tijolo é colocado sobre a emenda dos outros dois abaixo:
The standard to which I refer is that in which a brick is placed on the amendment of the other two below:

|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|
__|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|
|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|
__|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|


Após algum trabalho você verá um resultado como este:
After some work you will see a result like this:



Chegamos a parte que mais me agrada neste processo: a pintura! :-D
We got the part I like the most in this process: painting! :-D


Bem, aqui vale mais utilizar uma boa foto como parâmetro, você pode pesquisar na internet ou mesmo no "mundo real", e aí simplesmente tentar imitar as cores e texturas.
Well, here it is worth using a good photo as a parameter, you can search the internet or even in the "real world", and then simply try to mimic the colors and textures.

A primeira coisa que fiz foi pintar com uma cor bem escura, nunca nos esquecendo que aqui no meu caso são "ruínas", precisa parecer velha e suja.
The first thing I did was to paint with a very dark color, never forgetting that here in my case are "ruins", need to look old and dirty.

Então fiz uma mistura bem escura e rala, praticamente um cinza chumbo bem aguado e apliquei com um pano embebido desta tinta:
So I made a mix very dark and thin, practically a leaden gray and watery and applied with a cloth dipped in this ink:




O importante aqui é preencher bem os frisos, que é onde geralmente a sujeira se acumula:
The important thing here is to fill up the strips, which is usually where dirt accumulates:


O resultado:
The result:


Então com uma mistura de laranja e cinza criei diversos tons nos tijolos:
So with a mixture of orange and gray tones created several bricks in:



Enquanto aguardava a peça secar, algo totalmente inesperado aconteceu, em uma das minhas organizações semanais, ao mover uma caixa de cima do guarda roupas, esbarrei em um rolo de papel contact e o bendito caiu sobre a mesa onde a peça estava, então em uma sequência de eventos digna do filme "Premonição", a minha linda peça em gesso foi arremessada ao chão e fatalmente quebrada em vários cacos! 
While waiting for the piece to dry, something totally unexpected happened in one of my weekly organizations, to move a box above the wardrobe, I bumped into a roll of contact paper and blessed fell on the table where the piece was then in a sequence event worthy of the movie "Premonition", my lovely piece of plaster was thrown to the ground and fatally broken in several pieces!

O mais irônico de tudo isso é que após colar todos os cacos, o resultado final acabou ficando excelente!!! Acho que ficou bem realista, pois ela é literalmente uma peça em ruínas rsrsrs:
The most ironic of all is that after pasting all the pieces, the end result ended up being great!! I think it's very realistic, because it is literally a piece ruined lol:



Pois bem, cacos colados foi só dar um retoque na pintura e "voilá", vocês podem conferir abaixo como está ficando o cenário:
Well, was only glued pieces give a touch up paint and "voila", you can check out below as getting the scenario:





Este cenário foi todo feito utilizando estas mesmas técnicas de esculpir no gesso. 
Como ponto negativo somente o peso final, levando-se em conta a quantidade de gesso que utilizei, eu diria que este cenário pesa algo em torno de 3 ou 3,5 kg. 

This scenario was all done using these same techniques of sculpting in plaster.
On the downside only the final weight, taking into account the amount of plaster that I used, I would say this scenario weighs somewhere around 3 or 3.5 kg.


As peças foram todas coladas com esta cola Pritt Hobby:
The pieces were all glued with this "Pritt Hobby":



Para ajudar na estabilidade das paredes, coloquei alguns pinos feitos de clips de papel:
To help in the stability of the walls, put some pins made ​​of paper clips:




Assim que ele estiver finalizado publicarei mais fotos.
Once he's finished publish more photos.

É isso, espero que tenham gostado.
Até a próxima.

That´s all, I hope you like it.
See you next.



PS - This text was translated by "Google Translation". Sorry about possible mistakes.
















7 comentários :

  1. Muito bacana Cristiano.

    É uma pena, que uma cenário tão rico fique, como você comentou, pesado... É algo que precisa ficar montado em definitivo e, precisa de espaço de sobra pois a criatividade vai longe...

    Ficou muito legal e, certamente após concluída será uma obra prima.

    Parabéns mais uma vez amigo!!

    Superação e criatividade é o que não falta à você!

    Abraços,
    Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Március, pois é rapaz, na verdade fiquei bem surpreso... achava que com 1kg de gesso faria várias peças, mas quando se adiciona água ele parece que encolhe rsrsrs então pra fazer uma parede destas vai quase 1 pacote inteiro de gesso. Mas a contrapartida é que fica muito mais realista do que usar outros materiais como isopor, mdf, eva, etc. Obrigado pela visita, abração!

      Excluir
  2. Fantástico esse tutorial camarada Cristiano, até me animei em tentar fazer algo assim por aqui :)
    Só uma dúvida, como foi feita a fixação dos pinos feitos de clips de papel?
    Parabéns por mais um projeto tão legal!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Yanker! Então a idéia dos pinos foi uma forma que encontrei para manter as paredes no lugar até que a cola secasse completamente. E como o gesso não fica tão sólido, dá pra literalmente "espetar" os clipes de papel nele com a ajuda de um alicate. Aí depois eu passei a cola na parte debaixo e nas laterais da parede e espetei ela na base na posição correta. Desta forma elas permaneceram no lugar certo durante a secagem. Obrigado pela visita, abração!

      Excluir
  3. fantastico trabalho! coisa de artista!
    duas duvidas: como utilizou o editor de imagens e como fez o baner do lado de fora do predio?
    grande abraço
    Rafael

    ResponderExcluir
  4. Fantástica essa técnica. vou botar hoje em execução pra um presente a um amigo que curte esses lances de guerra. Muito obrigado pelo tutorial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, eu é quem agradeço pela sua visita e seu comentário de incentivo, fico feliz que tenha gostado! Depois, quando for possível, compartilhe com a gente o resultado do seu trabalho. :-D Um abraço

      Excluir