sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Helicóptero Apocalypse Now - Vietnã

Olá amigos,


Quero mostrar hoje uma transformação antiga (setembro/2012), mas ainda inédita aqui no blog. Trata-se de um helicóptero da cavalaria aérea muito utilizado durante a guerra do Vietnã. O modelo em questão é o Huey Hog, mais especificamente o utilizado no filme "Apocalypse Now":



 Meu ponto de partida foi o helicóptero de resgate branco do set #3789.



Este foi o estado em que adquiri o helicóptero:




Ele estava bem "judiado", então a transformação começou com um bom banho de água sanitária:







A parte mais difícil foi com certeza a desmontagem deste helicóptero, processo chato e muito demorado, porque ele não possui parafusos, as partes são encaixadas e coladas, o que torna praticamente impossível desmontá-lo sem causar danos.

Identifiquei três pontos de cola: um na cauda, outro bem no centro e o encosto da cabine.
Tentei danificá-lo o mínimo possível, mas não teve jeito, acabei precisando rapará-lo com massa putty.


Lixei-o e então parti para a camada base de pintura, o famoso "primer":




Esta etapa é muito importante porque além de permitir a melhor aderência das próximas camadas de tinta ao plástico, nos ajuda a identificar as possíveis falhas e pontos que precisam ser melhor lixados e corrigidos:


Então a etapa anterior precisou ser refeita até atingir um bom resultado:




Bom, funilaria ok, hora de partir para a pintura. Primeiro pintei o "nariz" e o interior da cabine de preto fosco (Colorgin) e na sequencia mascarei estas partes com fita e um pedaço de EVA para que a camada verde não borrasse a parte já pintada de preto.



Cabine de pintura, recebendo a camada verde oliva (Tamiya XF62 - Olive Drab):



O resultado após algumas demãos:





Aproveitei para melhorar um pouco a aparência do interior, improvisei um forro para a cabine, utilizando pratinhos de bolo descartáveis e apliquei uma pintura no painel.



Utilizei basicamente tinta acrílica Acrilex e Decorfix:





Apliquei uma demão de verniz para proteger a pintura antes de receber os decalques:



Decalques impressos e prontos para serem aplicados.




Como já expliquei em outro post, estes decalques são ótimos e muito fáceis de serem aplicados, bastando molhá-los por alguns segundos. Uma dica importante, pelo menos para estas folhas da Testors que utilizo, ela funciona melhor quando impresso em impressoras Epson! Já testei em impressoras HP e por algum motivo a tinta reage com o "bonder" que se aplica para fixar a tinta, o resultado é que os decalques ficam borrados! Já com a Epson o resultado fica excelente, não sei informar sobre outras marcas pois só testei com estas duas (Epson e HP).







As pranchas do Coronel Kilgore (do filme Apocalypse Now) foram feitas de massa de biscuit. Fiz um molde de plástico apenas para determinar o tamanho compatível com a escala playmobil e depois cortei a massa ainda mole com a ajuda de um estilete.



Ainda com massa de biscuit, fiz também o aparelho de som em que eles tocavam a famosa "Cavalgada das Valquírias" antes dos ataques:



Pintura com tinta Tamiya Gun Metal:


Apliquei uma demão de verniz fosco e deixei tudo secando ao sol por algumas horas:



Pra "quebrar" um pouco a aparência de brinquedo, eu gosto de envelhecer os veículos, utilizando quase sempre a técnica do pincel seco (dry brush).
Esta técnica consiste em molhar o pincel na tinta (prateada ou alumínio por exemplo) e logo em seguida esfregá-lo em uma toalha de papel até que ele fique seco e não saia mais tinta. Feito isso é só esfregá-lo no veículo e você verá que ainda sai um pouco de tinta no modelo, deixando-o com uma aparência bem mais realista. Adoro esta técnica!



Este armamento não é uma peça do universo playmobil, ela é de um brinquedo chamado "Soldier Force", mas que possui uma escala bem parecida.


O suporte da metralhadora foi feito utilizando pedaços de palito e clips de papel, tudo devidamente pintado de "Gun Metal" para dar o realismo.


As pranchas finalizadas, a pintura é na verdade um adesivo.



E aqui o modelo finalizado:








Espero que tenham gostado.
Até a próxima!










11 comentários :

  1. Esse helicóptero ficou muito bom mesmo Cristiano e, Pela última foto, está se vendo que você gostou da brincadeira.. rs... Logo 3, meu amigo!

    Trabalho e coragem não lhe faltam mas, a satisfação do belo resultado é garantida, certo?

    Abraços e parabéns mais uma vez!

    Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade amigo Március, eu curti demais customizar estes helicópteros, na verdade depois desta foto ainda customizei mais um, então o esquadrão já conta com quatro unidades rsrsrs Muito obrigado pela visita, abração!

      Excluir
  2. Muito bom, aprendo bastante com seu blog. Parabéns pelo excelente trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado amigo pela visita e pelas palavras de incentivo, fico muito feliz que esteja curtindo!!! Abraço

      Excluir
  3. Mais uma belíssima customização camarada Cristiano!!!!
    A riqueza de detalhes impressiona, gostei muito do mini-diorama também.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! ficou massa, estou fazendo um parecido... mas o seu estar cheio de detalhes, como vc fezes os sacos e cercar? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, obrigado pelo comentário, os sacos eu fiz com massa para biscuí e as cercas eu fiz com arame enrolado... aqui no blog tem um outro post que explico como fazer: http://playtutomobil.blogspot.com.br/2013/01/arame-farpado-barbed-wire.html Abraços

      Excluir
  5. Maravilhoso, vou ver se consigo fazer também, pos são temas que me atraem, Playmobil, Helicóptero, Militaria e Guerra do Vietan ... grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, obrigado pelos comentários, eu tambem curto demais militaria, uma pena não termos uma linha oficial do playmobil dedicada ao tema, mas e não existe a gente faz não é mesmo? hehehe

      Excluir
  6. Cristiano, Você utilizou aerógrafo para pintar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, utilizei aerógrafo para a pintura, e a tinta da Tamyia diluída em um pouco de alcool. Qualquer dúvida é só falar. abração

      Excluir