terça-feira, 17 de setembro de 2013

Estátua "Kneeling Fireman"

Olá amigos!


Sempre quis customizar algo relacionado ao 11 de setembro, comecei a pesquisar sobre estátuas e bustos em homenagem aos bombeiros e logo descobri uma estória pouco repercutida na mídia, a da estátua "Kneeling Fireman".

A estátua

Tudo começou quando a Fundação Memorial de Bombeiros de Missouri (Fire Fighters Memorial Foundation of Missouri) resolveu homenagear os bombeiros que perderam suas vidas em serviço. Os membros da Comissão  trabalharam duro para criar um memorial adequado para os bombeiros de todo o Estado, e além de uma parede em que seriam inscritos os nomes dos mortos, a Fundação imaginou uma escultura emocionalmente comovente: um bombeiro, ajoelhando-se em luto com seu capacete a seus pés.

Em outubro de 2000, a "Matthews International Corporation of Pittsburgh" recebeu a incumbência de criar a estátua de bronze. Esculpida em Parma (Itália), a escultura de 2.700 quilos foi concluída quase um ano depois, em agosto de 2001. A Matthews Internacional tinha prometido aos bombeiros de Missouri que a estátua seria entregue em outubro daquele ano. Embora combinado que ela fosse enviada pelo oceano, a Matthews decidiu enviá-la pelo ar, através de Nova York para garantir o prazo de entrega.

A estátua nunca chegou ao Missouri. Ela foi entregue ao Aeroporto Kennedy em 09 de setembro de 2001, onde aguardara o desembaraço aduaneiro. Dois dias depois, terroristas da Al-Qaeda sequestraram os vôos e bateram dois aviões Boeing 767 nas torres do World Trade Center. Equipes de emergência correram para o local em uma corajosa tentativa de salvar as milhares de pessoas nas estruturas em chamas. Entre as 2.573 pessoas inocentes que foram assassinados naquele dia, 343 eram bombeiros de Nova York.

A nação inteira se juntou aos nova-iorquinos em seu choque e tristeza, entre eles os bombeiros de Missouri e os funcionários da Matthews internacional Corporation. A Fundação Memorial de Bombeiros do Missouri então ofereceu a estátua que representava tão bem os sentimentos da nação, para o Departamento de Bombeiros de Nova Iorque como um presente para a cidade.

No dia 17 de setembro, dia em que a estátua foi liberada do Aeroporto Kennedy, o New York Post coincidentemente publicou uma foto de página inteira de um bombeiro nova-iorquino ajoelhado nas cinzas das Torres Gêmeas. Estranhamente, a fotografia era quase idêntica à escultura de bronze.

A estátua "The Kneeling Fireman" foi temporariamente exibida na frente do Milford Plaza Hotel em Midtown. A família Milstein, proprietários do hotel e do Emigrante Savings Bank, doou uma base de granito para a escultura. A estátua tornou-se um memorial improvisado onde milhares de nova-iorquinos e turistas deixaram velas, fotografias de entes queridos, livros de orações, flores e bilhetes.


A estátua foi finalmente removida, encaixotada e colocada em armazenamento por quase uma década. Finalmente, depois de discussões e arranjos complicados, na quinta-feira 22 de setembro de 2011, "o bombeiro ajoelhado" encontrou o seu lar permanente.

Hoje ele se encontra na sede do Emigrant Savings Bank (43rd street). A estátua de 9 metros de altura e 12 pés de comprimento, tornou-se o único memorial do 11/9, em Midtown Manhattan.


Obs - Em julho/2014 tive a oportunidade de visitar a estátua, realmente magnífica!!!



A customização

Comecei juntando as peças:


Foi necessário serrar as pernas para ajustar a posição:



Um pouco de massa putty para cobrir as emendas:



Lixei o rosto do boneco para poder detalhar os olhos e boca com pedaços de plástico:




Expressão triste do bombeiro:


Testando a postura do boneco:


Preparando a base da pintura com "primer para PET":


Inicialmente eu faria a pintura de amarelo ouro, mas não gostei da cor...



Então mudei para a cor "cobre" da Tamiya:





Após secar, comecei a "sujar" a estátua com tinta acrílica preta, minha intenção foi simular o cobre já meio envelhecido da estátua:



Paralelamente, comecei a projetar a base, adoro utilizar materiais alternativos sempre que possível. Neste caso utilizei madeira de balsa e uma tampa para tomadas:


Cobri os furos com cola quente:


E comecei a colar as bases laterais:



Preenchi a base interna com espuma, apenas para dar mais firmeza:


Lixei com uma lixa d'água bem fina (Nº 600):


Preenchi o interior com cola branca:




Então despejei a grama por cima:



Para dar mais realismo, comecei a retocar a imagem com tinta cobre:



A última etapa da pintura foi o verniz, inicialmente o brilhante:


Mas acabei achando exagerado demais, então apliquei uma nova demão de verniz fosco, uma camada bem fina pois também não queria que a estátua ficasse muito sem brilho.

E depois foi só pintar a base, adicionar as bandeiras e uma plaquinha de identificação.

E o resultado final vocês conferem abaixo:











Espero que tenham gostado.
Até a próxima!!!


2 comentários :

  1. É Cristiano,

    como mencionei lá no Fórum PlayBrasilmobil, a expressão do boneco foi o que mais me chamou a atenção!

    Impressionante! Percebemos nitidamente a tristeza estampada no playmo!

    Desta vez amigo, em minha opinião a superação foi total! Esta customização ficou realmente perfeita!

    Uma bela homenagem, uma ótima ideia aliada à brincadeira com o playmo e a prática, que não lhe falta!

    Meus parabéns meu amigo!

    Nas próximas exposições, fica a sugestão para você legar estas customizações para a Galeria PlaymoArte. Certamente fará um grande sucesso!

    Abraços e parabéns mais uma vez!

    Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Március, eu quis retratar a estátua original e a expressão do bombeiro é esta mesmo, de desolação total, tristeza, enfim... obrigado pelo feedback positivo, com certeza levarei esta mini estátua para futuras exposições!!! :-D abraços

      Excluir