domingo, 10 de março de 2013

Transformação 3880 em Caminhão de Resgate Chicago - Parte 1

Olá pessoal!

Esta semana comecei uma nova transformação, é uma customização que venho planejando já a algum tempo: Caminhão para Esquadrão de Resgate. Inspirado pelo seriado de TV "Chicago Fire", resolvi colocar as mãos na massa e tentar uma customização mais ousada.
Como esta será a minha primeira customização em caminhões de bombeiros, não quis utilizar os caminhões mais novos, escolhi um caminhão mais antigo, do set 3880:



O meu objetivo é transformá-lo em um caminhão de resgate do Departamento de Bombeiros de Chicago, exatamente (ops quero dizer, o mais próximo possível! rsrs) do caminhão do Tenente Severide que vocês podem ver na foto abaixo:


Spartan Gladiator/Saulsbury

Bem, como podem perceber será um grande desafio! São várias características diferentes entre os caminhões, para começar o caminhão playmobil é um "carro pipa" que nada tem a ver com o caminhão de resgate que tradicionalmente é conhecido como uma grande "caixa de ferramentas". Mas como grande parte da diversão é o desafio em si, mãos à obra! :-D

Desmontagem:

Sempre é importante prestar muita atenção durante a desmontagem, entendendo como as peças se encaixam, isto nos ajudará a perceber o que será necessário alterar ou mesmo remover do projeto final. Gosto de dedicar alguns minutos para olhar para cada peça e ver o que posso ou não mudar.



Teto:

Resolvi começar pelo teto, não tem como deixar um caminhão "conversível" como o feito originalmente no modelo playmobil rsrsrs. Dando uma volta em uma destas lojas que vendem coisas para casa, me deparei com uma tábua de carnes feita em um plástico bem resistente, achei perfeita para fazer um teto pra esta viatura, então comprei-a!



Então foi só medir e serrar um pedaço apropriado, apesar de ser bem resistente não foi páreo para uma serrinha de modelismo. Mesmo com estilete é possível cortá-la, basta passar algumas vezes o estilete criando uma pequena fenda e depois pressionar com as mãos para que o plástico quebre no local desejado:



Teto já cortado na medida exata:



Frente:

A frente precisou ser totalmente remodelada, acredito que a Geobra tenha feito o caminhão playmobil baseado em algum modelo europeu, mas os caminhões americanos são bem diferentes, mais "quadrados" e com a frente achatada. Então comecei tapando a grade e colocando apoios de plástico (feitos de tampa de margarina) nos faróis, isto facilitará a aplicação da massa epóxi :



Reprojetei as janelas tornando-as menores e mais "quadradas", note que a frente já havia recebido um pouco de massa epoxi:



Então utilizei mais durepoxi (misturado com um pouco de creme Nívea) para modelar a nova frente:



Nesta fase é normal o resultado não parecer muito satisfatório, com várias deformidades, mas tudo isto será corrigido na fase de lixamento. Não nos preocupemos com isso por enquanto. :-)


Extensão da cabine:

Agora começa a parte complicada, precisei serrar a cabine para poder projetar uma cabine dupla para o veículo, para acomodar pelo menos mais 2 bombeiros:




A parte interna também precisou ser serrada:




Por sorte eu tinha um conjunto de 2 bancos guardados, eles foram retirados do veículo da Swat que customizei pouco tempo atrás. Chegou o momento de usá-los:




Por fim serrei a parte inferior do chassis. É importante ter certeza do ponto exato em que se deve serrar, medi várias vezes para identificar o ponto exato:



Para expandir a cabine, utilizei mais pedaços de plástico da "tábua de carnes":





Colando a parte de trás da cabine após a extensão:



E mais massa putty para corrigir as emendas:


Por hoje é isso, na próxima parte quero mostrar o acabamento desta cabine, lixamento e aplicação do primer entre outras coisas.

Espero que tenham gostado!


Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4

8 comentários :

  1. Um trabalho ousado mas que vai se mostrando muito bem executado. Agora é aguardar ansiosamente a finalização do projeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Yanker, realmente é ousado, espero dar conta do recado...rsrsrs Agradeço o incentivo! :-D

      Excluir
  2. Muita coragem, meu amigo.

    Vais transformar o caminhão em um super-caminhão!!!

    Muita ousadia também.. Certamente será mais uma bela obra de arte... Parabéns mais uma vez e, ficamos aguardando as próximas mudanças!!!

    Abraços,
    Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Március ! Coragem é o pré requisito nº 1 do customizador brasileiro kkkk nosso hobby não é barato e para sair serrando e quebrando é preciso ter um pouco de coragem mesmo... mas faz parte do hobby, vamos em frente! Obrigado pela visita meu amigo... Abraço!

      Excluir
  3. Você me deixou em duvida, não sei se lhe admiro pelo grande artista que você é e está se tornando mais e mais, ou por fazer um blog e descrever cada coisinha que você está fazendo com sua arte!!#acho que pode ser os dois!! rsrsrsrs

    "PAGUEI UM PAU"!! Parabéns pela execução de cada customização e pelo blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, valeu mesmo pelas palavras e pelo incentivo Gizza!!! Brigadão :-D

      Excluir
  4. Pq tu usa creme Nívea? fica mais fácil de modelar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, o creme Nívea é para hidratar o durepoxi, ele fica mais macio e fácil de trabalhar, não esfarela. Faça o teste e você verá a diferença! Abraço.

      Excluir