segunda-feira, 29 de abril de 2013

Zumbis iluminados com led

Olá pessoal,
Ontem (28/04/2013), participei do 34º Lanchinho Playmobil que é um evento bimestral organizado pelo fórum Playbrasilmobil. Como de costume surgiu a ideia de fazermos um diorama coletivo e o tema desta ocasião foi "Walking Dear or Alive" que seria uma encenação de batalha entre zumbis e cowboys. Assim que o tema foi lançado eu pensei em criar zumbis um pouco mais realistas utilizando leds. O resultado desta brincadeira pode ser visto abaixo:




Muitas pessoas vieram me perguntar como eu havia feito, então pensei em incluir este pequeno tutorial aqui no blog. 


Importante: Se você for menor de idade não siga este tutorial sozinho sem a supervisão de um adulto e se você for maior de idade, bem... faça por sua conta e risco! :-)


Material Necessário:
- 1 boneco playmobil 
- 1 led vermelha de alto brilho (ou outra de sua preferência desde que seja de até 3v)
- 1 bateria de 3v do tipo "botão" CR1220 ou similar, mas ela precisa ser menor do que as utilizadas em placa mãe de computador
- micro retífica com broca para furos
- lixa d'água nº 600
- super cola
- serrinha para modelismo (ou similar)
- plugues de placa mãe (serão utilizados como soquetes para a led) e pedaços de fio
- ferro de solda e solda de estanho
- fita isolante
- pistola de cola quente 

O processo é bem simples, antes de mais nada é necessário desmontar o boneco (caso você não saiba como, procure na web e você certamente encontrará a melhor maneira). Após desmontá-lo, será necessário literalmente "furar os olhos" do boneco :-D
Vamos fazer isso com a micro retífica e a broca para furos:




O próximo passo será "degolar" o boneco rsrsrs sim, vamos precisar serrar o pescoço fora, faremos isso com a serrinha:




Após serrar o pescoço, alargue o furo com a micro retífica. O diâmetro deverá ser o suficiente para encaixarmos a led (5mm):


Dê o acabamento com a lixa d'água nº 600:



Uma vez que o led esteja encaixado, pingue uma gota de super cola na borda afim de fixá-lo a cabeça do boneco:




Importante notar que todo led possui polaridades certas (+ e -) então antes de colá-lo à cabeça, identifique qual é o pólo positivo e o negativo, de preferência adote um padrão do tipo: lado direito da cabeça é positivo e esquerdo é negativo, assim você poderá montar o soquete da forma correta: 




A cabeça já foi, agora vamos fazer as conexões do soquete com a bateria. 
Por ser um boneco pequeno e não possuir espaço suficiente para interruptores, então pensei em utilizar a própria cabeça como interruptor. Explico: uma vez colocada no lugar o led irá acender e quando quisermos apagar bastará removermos a cabeça do boneco. 
Simples e eficaz! :-)

Corte o conector da placa mãe (este pequeno plugue pode ser encontrado em diversos dispositivos, não apenas em placa mãe) deixando apenas dois pequenos pedaços de fio. Posicione os fios às polaridades da bateria (+ e -) e cole-os com um pouco de cola quente. (também podem ser soldados se você achar melhor):



Isole com fita isolante:




O corpo do boneco também precisa de ajustes, vamos lixar um pouco do interior das pernas para que a bateria possa ser acomodada e também cortaremos um pedaço da alma (um zumbi não vai precisar dela rsrsrs) para que seja possível acomodarmos o soquete:



Posicione o soquete de forma que fique centralizado ao corpo, permitindo assim acesso através do pescoço:


É basicamente isso pessoal, nosso zumbi já pode ser testado. Você pode aplicar a pintura desejada, seja com tinta acrílica ou com caneta marca texto, enfim deixe a imaginação fluir.

Bem, e se você seguiu corretamente este tutorial o resultado será parecido com este abaixo:



É isso, espero que gostem!
Até a próxima.







7 comentários :

  1. Oi Cristiano, é o Sergio Aguila, cara fiquei impressionado com os zumbis que acendem os olhos, parabens por seu trabalho, te admiro pra caramba. Valeu também por compartilhar esse tutorial, SHOW! Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio, tudo bem? Puxa, muito obrigado pela visita e pelos comentários de incentivo! Fico honrado pelas palavras, especialmente vindas de outro grande customizador! :-D Abração

      Excluir
  2. Oi Cris! essa customização ficou demais! parabéns
    coloquei o link do seu blog lá no meu tbm
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano, blz ? Obrigado pela visita e por ter incluído o link no seu blog. Inclui o seu aqui também! :-D Valeu, abração!

      Excluir
  3. Sempre inovando nas customizações, parabéns pela criatividade camarada!!!

    ResponderExcluir
  4. Grande Cristiano,

    tinha visto as fotos do Lanchinho de São Paulo no Forum Playbrasilmobil e fiquei imaginando como conseguistes colocar a bateria no corpo do playmo, agora entendi...

    Bem prático.. Só um detalhe é quando acabar a bateria, ter que reazer as conexões novamente.. Mas isso tira-se de letra..

    Parabéns mais uma vez e obrigado por compartilhar mais esta bela customização.

    Abraços,
    Marcius Victor.

    ResponderExcluir